Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Ano novo com lições aprendidas na pandemia

Publicado por:
24 dez

 

04.21

O ano está acabando, a pandemia ainda está entre nós, assim como as mudanças importantes que ela trouxe para o dia a dia de cada indivíduo e das empresas em todo o mundo. Mas, no fim das contas, o que aprendemos com a crise e quais lições devemos levar para o novo ciclo que se inicia?

Se tudo tem um lado bom, as situações sem precedentes trazidas pela pandemia fizeram nascer boas ideias e ajudaram a acelerar mudanças há muito discutidas. As empresas precisaram se reinventar e inovar, fazendo diferente do que já faziam, até mesmo tirando da gaveta projetos que há muito estavam parados esperando uma oportunidade para acontecer.

Mas para que essas mudanças acontecessem, foi preciso ter a capacidade de tomar decisões rápidas, que pode ser outra lição trazida pela pandemia. A crise evidenciou que não temos controle sobre tudo, que imprevistos acontecem e que o planejamento estratégico não é uma verdade absoluta. De uma hora para outra, tudo pode mudar e para superar esse desafio foi preciso ter uma ação rápida, articulada e construída em conjunto.

A onda de solidariedade que assolou todo o mundo também pode ser considerada como outra lição desse ano que chega ao fim. Na hora do aperto e da incerteza, a empatia falou mais alto. Nas empresas, questões individuais precisaram ser levadas em conta, afinal, nós vivenciamos a crise de formas distintas, seja pessoal ou profissionalmente. Aprendemos, com isso, que é possível viver e trabalhar de maneira diferente, com respeito à realidade de cada um.

Por fim, em relação ao financeiro, temos várias lições a serem aprendidas: a necessidade de cuidar do caixa, a redução das despesas fixas, o controle mais rigoroso dos gastos e a necessidade de ter uma reserva financeira para momentos de dificuldade. Agora, com uma vacina cada vez mais perto de chegar, o desafio é não retroceder e manter esses ensinamentos presentes no dia a dia da gestão.