Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Donos também precisam atuar na gestão dos negócios

Publicado por:
30 abr

7.5trainees

Descontrole nas contas, falta de planejamento, equipes pouco desenvolvidas, queda na qualidade dos serviços. A pouca dedicação à gestão de um negócio pode gerar esses e outros problemas dentro de uma empresa, e a principal razão para esse cenário é a fantasia de que o papel do empresário é controlar números, resultados, pedir e as coisas acontecerem. No entanto, a história dos empresários de sucesso é bem diferente.

É comum vermos no mercado profissionais que abrem negócios em suas áreas de atuação, como médicos e veterinários com suas clínicas, advogados e arquitetos com seus escritórios, por exemplo, mas que não se preparam para atuar nas questões gerenciais que envolvem uma empresa, como cuidar do financeiro, da gestão de pessoas, etc.

Porém, isso é uma armadilha. Ter atenção com as questões básicas da gestão é primordial para qualquer negócio. Quando os empresários não têm esse cuidado, os problemas vão surgir e, em algum momento, acabarão refletindo na qualidade dos serviços prestados e nos números do final do mês.

Por isso, ao decidir ser empresário, é essencial ter um olhar “para dentro” do negócio. Pensar na estruturação da empresa para que todas as suas engrenagens funcionem devidamente. E para aquele empresário que não deseja se preparar para atuar à frente da gestão, uma saída pode ser se cercar de pessoas que tenham formação na área e delegar a elas esse cuidado, estabelecendo os devidos controles para o momento da prestação de contas.

No entanto, o dono não pode se isentar de tudo o que diz respeito à gestão do seu negócio. Ele precisa estar por dentro do todo, participar das discussões estratégicas e dar o direcionamento para o futuro. Apenas contratar bons gestores não é garantia de sucesso.