Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Os benefícios da criação de grupos de trabalho

Publicado por:
15 jan

9.0 geracaoY

O pouco conhecimento sobre o trabalho do outro, o foco excessivo no próprio setor com pouca visibilidade do todo e a reação ao novo, são alguns sintomas que apontam para um problema clássico que acontece em grande parte das empresas: pouca integração. Uma boa maneira de combater essa dificuldade é incentivando a criação de grupos de trabalhos.

Com uma composição diversificada, contendo integrantes de diversos setores e, portanto, com diferentes formações, os grupos de trabalho surgem com propósitos específicos, geralmente para alavancar algum projeto que precisa sair do papel. Com um objetivo comum, como, por exemplo, implantar um novo sistema de informação, os integrantes vão discutir alternativas, trocar experiências e colocar seus conhecimentos à serviço da melhor solução para o projeto em questão. É um espaço de troca que consegue ir além do seu objetivo específico. Permite, também, trocar informações sobre as diferentes áreas, compartilhar estratégias e, sobretudo, aproximar as pessoas – e é aí que entra a melhoria na integração.

Outro ganho adicional que pode ser associado ao trabalho dos grupos é a diminuição dos movimentos de resistência quando o projeto trata de alguma mudança que tenha impacto na rotina das pessoas. Isso porque quando se pensa coletivamente nos processos, de forma integrada e com envolvimento dos profissionais, a tendência é de que as reações contrárias diminuam, até porque os integrantes do grupo de trabalho se tornam patrocinadores do projeto e atuam como defensores da ideia junto aos colegas.

Mas para que todos esses benefícios sejam alcançados, a ferramenta do grupo de trabalho deve ser estruturada de forma organizada. Deve haver um projeto, alguns acordos de trabalho, tarefa ou ideia estratégica, uma agenda de encontros periódicos e ainda uma coordenação adequada, que saiba estimular e motivar os integrantes.