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Retorno também faz parte das regras de etiqueta profissional

Publicado por:
30 ago

9.1

No dia a dia de trabalho, as mensagens e solicitações chegam por diversos canais, sejam através de e-mails, redes sociais, telefonemas e, inclusive, pessoalmente. Com isso, algumas pessoas, em meio às inúmeras atividades e demandas do dia a dia, acabam não conseguindo dar conta de responder a todos os contatos. Porem, é preciso cuidado, pois a falta constante de retorno pode desgastar a imagem do profissional.

Não responder ao interlocutor, mesmo que cuidando do que foi questionado ou solicitado, pode causar desconforto nas relações de trabalho. Quando se torna algo recorrente, acaba até gerando a sensação de que o silêncio é fruto de algum conflito pessoal ou denotando falta de atenção, cortesia e até de respeito com a outra pessoa. Além disso, o profissional que tem como característica não dar retorno pode ser visto como antipático, difícil de se relacionar ou pouco confiável para se fazer algum pedido.

Diante disso, é importante compreender que dar retorno não significa, necessariamente, parar tudo o que está fazendo para atender a demanda ou repassar na hora a resposta com a resolução completa da solicitação em questão. Quando não puder responder no momento, é de bom tom informar que não está podendo atender naquela hora, mas que assim que possível entrará em contato.

Se existir qualquer dificuldade no atendimento ao pedido, o recomendado é deixar o solicitante devidamente posicionado ao longo do tempo, mantendo-o ciente da situação. Caso contrário, pode ficar a impressão de que a solicitação foi esquecida ou que não está sendo acompanhada devidamente. E cabe também ao profissional que é demandado questionar sobre o grau de urgência da tarefa e negociar antecipadamente um prazo para a resposta. Desta forma, a comunicação flui melhor e todos ficam satisfeitos.

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