Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Compartilhar o projeto profissional pode fazer diferença

Publicado por:
23 ago

03.13

Crescimento profissional é uma das grandes metas desejadas pela maioria das pessoas inseridas no mercado de trabalho. Conseguir o cargo almejado, concluir uma especialização, melhorar a própria remuneração e as condições de trabalho, entre outros fatores, fazem parte do chamado projeto profissional. Mas ele não é importante exclusivamente para os profissionais. Empresas e gestores também precisam estar atentos aos objetivos dos seus empregados.

Já falamos sobre a importância de ter um projeto de carreira e as consequências que a falta dele pode trazer para o futuro do profissional. Porém, este plano também pode ser uma ferramenta estratégica para os gestores, principalmente para avaliar se os objetivos dos seus empregados estão alinhados com os da organização.

Assim como é essencial que o profissional busque conhecer a empresa em que trabalha, ela também precisa conhecer os objetivos e motivações daqueles que estão inseridos em seu dia a dia. É importante saber se o empregado tem uma visão de futuro definida. Onde ele se vê daqui a cinco ou 10 anos? E num futuro mais próximo?

Pode fazer a diferença conhecer qual posição ele gostaria de ocupar e o que pretende fazer ou está fazendo para adquirir as competências necessárias para assumir a função desejada, por exemplo. Bem como quais pontos fortes devem ser ou estão sendo potencializados e quais pontos fracos precisam ser ou estão sendo fortalecidos.

Esse conhecimento permite ao gestor ter visibilidade dos profissionais de sua equipe que têm o projeto profissional convergente ao da organização. Também pode indicar em quem vale mais a pena a organização investir e quais são os melhores meios para ajudá-los a alcançar seus objetivos. Para que um projeto profissional comece a fazer sentido, o primeiro passo é saber onde se quer chegar e, em seguida, estabelecer metas e colocar prazos para que elas sejam alcançadas.,

Comentários

Deixe o seu comentário