Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como delegar de forma eficaz

Publicado por:
03 jul

7.5trainees

Uma das principais competências exigidas para as lideranças é saber como delegar tarefas sem perder qualidade e o prazo de entrega. Alguns gestores não sentem segurança em repassar atividades para sua equipe, às vezes, por receio de perder o controle das tarefas ou por achar que os profissionais não executarão tão bem quanto eles. Nesses casos, a solução seria mesmo centralizar tudo no gestor ou aprender a delegar?

Antes de tudo, um ponto precisa ser esclarecido: delegar não é transferir responsabilidades, ou seja, delega-se a execução da tarefa e não a responsabilidade da entrega com qualidade e no prazo combinado. Se a opção for pela centralização, as possibilidades se limitam. Um gestor que não delega acaba ficando sobrecarregado, com prazos acumulados, executa atividades desnecessárias e perde a oportunidade de assumir uma posição mais estratégica.

Além disso, delegar tarefas é uma forma de desenvolver a equipe, que passa a aprender novas habilidades, assumir responsabilidades, desenvolver o sentimento de corresponsabilidade pelos resultados a serem atingidos e se sentir valorizada.

Neste caminho, seguir algumas dicas pode ajudar no exercício da delegação:

1. Delegue com antecipação e gradualmente, e não por não ter conseguido realizar a tarefa em tempo hábil;

2. Cuidado com a “falsa” delegação. Oriente sobre a tarefa, dê instruções detalhadas, mas não diga exatamente como fazê-la. Dê liberdade para que o profissional encontre novas formas de chegar ao resultado esperado, estimulando a criatividade;

3. Pactue previamente os prazos e o padrão de qualidade a ser alcançado;

4. Ao longo da tarefa, monitore o que está sendo feito. Caso aconteçam erros no meio do caminho, será mais fácil ajustar em tempo hábil e isso aumentará o resultado efetivo;

5. Seja paciente com os erros e dificuldades iniciais. Entenda que faz parte do processo de aprendizado;

6. Pratique o feedback e o reconhecimento. Faça uma gestão dos resultados, elogiando e apontando os ajustes quando for necessário.

Por fim, lembre-se que delegar é dividir, é investir no desenvolvimento e confiar no potencial da sua equipe, contribuindo para que se sinta parte essencial do negócio e contribua efetivamente com os resultados.