Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Você tem clareza da imagem que está passando?

Publicado por:
15 mar

03.91 (1)

Construir e manter uma boa imagem profissional é um passo importante para ter sucesso na carreira. Diversos fatores são determinantes na formação da imagem que transmitimos para o outro. Ter muito conhecimento técnico e ser eficiente nos processos são fatores significativos, mas se você não cultivar uma boa reputação em todos os aspectos, certamente terá dificuldade para crescer e galgar melhores posições na empresa.

No âmbito do mercado de trabalho, por mais competente e experiente que você seja, seu sucesso também depende da imagem que você passa para os outros. Não é incomum encontrarmos profissionais que têm um discurso totalmente destoante das próprias atitudes, o que não contribui em nada para a formação de uma imagem positiva.

Quem quer construir uma boa reputação no mercado de trabalho, precisa se perguntar constantemente: qual é a imagem que estou passando, como as pessoas estão me vendo e como eu gostaria de ser visto? Lembre-se que diversos fatores vão determinar como você é visto e a lista de deslizes que levam os outros a nos julgar de forma equivocada é enorme. E mais, construir a imagem que deseja passar é algo que demanda atenção e cuidado, mas reconstruir uma reputação que foi danificada é ainda mais exigente.

Então, preste atenção na própria aparência, na forma como se veste, na sua postura, no tom de voz, no teor de suas conversas, mesmo aquelas mais “informais”, além do modo como se relaciona com os pares e lida com situações diversas. Esses são alguns dos fatores que, juntos, formarão esse conjunto de ingredientes que comporão a sua imagem.

Por fim, é preciso estar sempre alerta e consciente de suas atitudes; não apenas no começo da vida profissional, mas em toda a sua trajetória. Um bom começo é importante, mas mesmo as melhores primeiras impressões podem desaparecer se não forem mantidas.