Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância do autocontrole

Publicado por:
02 jan

imagem12

A ansiedade tem encontrado lugar no cotidiano de um número cada vez maior de profissionais. Ceder a impulsos imediatos, não avaliar bem antes de tomar uma decisão e não conseguir ter foco nos objetivos que se quer alcançar são algumas das características das pessoas ansiosas. Desenvolver o autocontrole se tornou, portanto, uma importante arma para vencer as dificuldades e se tornar um profissional bem sucedido.

Algumas pessoas são ansiosas desde a infância. Os pais, já muito cedo, pressionam seus filhos para que tenham bons resultados e mesmo sem saber acabam contribuindo para o desenvolvimento de um comportamento ansioso nas crianças e, futuramente, nos adultos que eles se tornarão. Porém, isso não precisa ser uma sentença definitiva. A ansiedade pode sim ser melhor administrada, assim como a capacidade de ter autocontrole.

No âmbito profissional, ter controle sobre seus impulsos e equilíbrio na hora de tomar decisões são qualidades preponderantes de um profissional maduro. Essa capacidade permite às pessoas lidar com as situações difíceis e delicadas com mais frieza e tranquilidade. Porém, não é nada fácil, no mundo de hoje, conseguir manter o autocontrole. Não somente na atividade profissional, mas na vida, de um modo geral, somos desafiados pelas urgências, estimulados ao consumo imediato, seduzidos pela mídia e pressionados pelos padrões sociais. Responder a toda essa pressão acaba sugerindo um tipo de comportamento mais imediatista e, muitas vezes, inadequado.

Mas fique atento: ter objetivos claros pode ser uma saída para manter o controle e seguir na direção dos seus objetivos. Ou seja, conhecendo os resultados que se quer atingir é possível conseguir tomar decisões mais assertivas e cautelosas. Perceba, por exemplo, que aqueles que têm metas financeiras conseguem mais facilmente reduzir o consumo e controlar seus gastos; num processo de emagrecimento, quem sabe exatamente quanto quilos precisa perder, em geral, consegue manter mais facilmente sua dieta em dia.

Enfim, entender que o controle da ansiedade pode estar em nossas mãos ajuda e muito. Vamos dar o primeiro passo?