Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Não deixe o clima esquentar dentro da equipe

Publicado por:
29 out

10.11

Manter um clima positivo na equipe é fundamental e tem impacto tanto nos resultados da empresa como na permanência dos profissionais nela. Então, como manter um bom ambiente de trabalho em momentos de crise e instabilidade no emprego?

Antes de tudo, o gestor precisa ter uma comunicação permanente com a equipe. Informar alterações na estratégia, no mercado e nos processos é fundamental. Escutar e permitir que as pessoas falem de suas angústias pode aliviar a tensão. Além disso, proporciona uma oportunidade para orientar os profissionais e tranquilizá-los.

Manter o trabalho em equipe e acompanhar de perto os desempenhos ajuda a dar foco no que é essencial para a organização enfrentar o momento. Estar atento aos movimentos de competição excessiva e aos conflitos internos para poder intervir adequadamente é outro foco do gestor. Nada de ficar trancado em seu escritório. Circular pela empresa é essencial.

É importante também lembrar sempre à equipe que o sucesso do negócio depende de todos. Reforce que as empresas que melhor enfrentam os momentos difíceis são aquelas que estão mais preparadas em seus planejamento e processos e que têm as equipes mais competentes e afinadas.

E caso precise fazer demissões, logo depois que comunicar aos profissionais desligados, procure reunir a equipe que ficou e explicar a decisão, dando informações possíveis sobre a situação da empresa e o porquê dos desligamentos. Essa atitude pode evitar o pânico generalizado que em nada contribui para um bom clima de trabalho.

Comentários

Deixe o seu comentário