Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Trabalho voluntário enriquece o profissional

Publicado por:
14 abr

03.31

O ato de cumprir um papel na sociedade, engajar-se, lidar com pessoas em situação diferentes e se comunicar com grupos diversos causa impacto em vários aspectos da vida de um indivíduo, inclusive na carreira. Por isso, cada vez mais o trabalho voluntário vem ganhando espaço na vida do profissional moderno. Além de ser uma oportunidade de contribuir para a sociedade onde vive, os ganhos pessoais também são muitos.

Visto como um agente de transformação, quem se engaja em uma ação de voluntariado costuma desenvolver competências muito valorizadas nas organizações, como comprometimento, espírito de equipe, iniciativa e solidariedade. Além disso, um grande motivador para a inserção desses profissionais no mercado é a preocupação cada vez mais presente nas empresas com o conceito de sustentabilidade.

Outra habilidade desenvolvida por profissionais engajados em atividades de voluntariado é a de alcançar objetivos por meio da gestão de recursos escassos, característica presente em muitos projetos sociais. Portanto, é também uma oportunidade de desenvolver a criatividade e a habilidade em lidar com adversidades. Em países da Europa, Estados Unidos e Canadá, por exemplo, o trabalho voluntário é diferencial para os profissionais. É inclusive um diferencial para se conseguir bolsas de estudo.

Mas mesmo sabendo da quantidade de ganhos é importante saber como escolher o trabalho voluntário que será abraçado. É essencial que o voluntariado tenha conexão com seu trabalho. Por exemplo, se você é da área financeira de uma empresa, auxilie na contabilidade de uma entidade social. Outra recomendação é não praticar o voluntariado apenas como um elemento de promoção pessoal ou para constar no currículo. Por isso, escolha um projeto com qual você se identifique e procure se envolver de fato com o trabalho e as pessoas.

Calcular quanto tempo tem disponível na semana para desenvolver a atividade também é fundamental para não perder o entusiasmo. A intensidade pode variar de pessoa para pessoa, mas é fácil imaginar a satisfação de ver que seu trabalho está mudando, diretamente, a realidade de pessoas que precisam.

Comentários

Deixe o seu comentário