Reduzir custos sem planejamento pode ser uma armadilha
Principalmente em momentos de crise econômica, controlar gastos se torna ainda mais necessário para preservar a longevidade das empresas. Porém, é comum encontrarmos organizações que buscam economizar sem levar em conta as consequências de cortes mal planejados.
Antes de tomar decisões com o objetivo de reduzir despesas, é preciso considerar seus impactos mensuráveis e imensuráveis. Afinal, quando as ações de redução interferem na qualidade dos produtos e serviços, na segurança dos processos e na motivação das equipes, o “barato pode sair caro”.
Por isso, quando o corte de gastos é necessário, ele deve ser sempre muito bem avaliado e planejado. As decisões não podem ser racionalizadas visando apenas o ganho financeiro. Sabemos que cortes feitos de qualquer jeito podem significar a diferença entre a empresa se manter competitiva ou desaparecer, inclusive em períodos de crise.
Um projeto de redução de custos deve envolver muita reflexão por parte dos diretores e gestores, conscientização e reeducação das equipes, comprometimento e paciência dos empresários para que as mudanças almejadas sejam alcançadas com êxito. E a conversa franca e transparente é sempre o melhor caminho