Alinhar hoje para não brigar amanhã
Não é novidade que gerir uma empresa em sociedade é um desafio, afinal, são pessoas com estilos e personalidades diferentes que se juntam em prol de um projeto em comum. No entanto, o alinhamento na relação entre sócios pode significar a chave do sucesso ou do fracasso de um negócio.
Uma alternativa para proteger o futuro da organização e orientar a gestão dos negócios é a celebração de um acordo de sócios – documento privado que prevê condutas, políticas e diretrizes que regulam o funcionamento de uma sociedade. Na prática, é um conjunto de orientações que norteiam tanto as relações internamente, entre sócios e junto às equipes, como com o mercado – clientes, fornecedores e parceiros.
Nos momentos de divergência, quando há um acordo de sócios constituído, o documento poderá nortear e contribuir em relação à forma de proceder diante da questão delicada e qual deve ser o direcionamento da solução. Desta forma, administra-se os conflitos antes que eles se transformem em embates judiciais.
Mas para atender ao seu proposito com excelência, é preciso que todos os sócios participem da elaboração do acordo e que o instrumento considere a realidade da empresa. Além disso, estar disposto a revisar e redesenhar os pontos acordados com certa regularidade é fundamental, afinal, assim como as pessoas, as empresas também mudam com o tempo e a maturidade no mercado.