Os riscos do crescimento sem planejamento
Ver a sua empresa crescendo e dando resultados cada vez maiores é o sonho de todo empresário. Entretanto, até mesmo algo positivo como um grande contrato assinado ou o fechamento de uma venda expressiva pode se transformar em pesadelo caso não haja planejamento e “pé no chão”.
Não é incomum vermos empresas tomando decisões ou aceitando grandes contratos sem antes olhar para dentro. Elas são mobilizadas pela vontade de aproveitar as oportunidades e pelo desejo de crescer, porém, esquecem de fazer uma análise crítica dos impactos financeiros e estruturais que esse crescimento pode trazer.
Prever os custos com as novas demandas de trabalho, se vai precisar contratar mais mão de obra ou se precisará adquirir mais matéria prima e equipamentos, e se tem recursos financeiros suficientes são bons exemplos. Esses são pontos básicos que precisam ser avaliados quando se pensa em “crescimento planejado”.
A experiência mostra que ascender de forma desordenada e sem um bom plano a ser seguido pode não ser sustentável considerando o médio e longo prazo. É essencial pensar racionalmente e ser realista para não correr o risco de dar um passo maior do que as pernas.
Quando se “paga pra ver” sem antes realizar algumas análises, pode-se estar optando por correr um risco fatal ao negócio. E o que é oportunidade, transforma-se numa ameaça.