Como selecionar profissionais de forma mais assertiva
Acertar na escolha de um profissional vai muito além de fazer uma análise criteriosa do currículo. Exige cautela, paciência e o envolvimento do gestor na seleção, trabalhando em parceria com a área de Recursos Humanos.
Muitos líderes consideram ter os profissionais “certos” nas suas equipes um condicionante importante para superar os desafios e as metas propostas. Porém, o que se percebe na prática é um descuido com a contratação das equipes de trabalho. As lideranças argumentam falta de tempo e paciência para se dedicarem aos processos seletivos e por isso acabam, muitas vezes, deixando-os sob a responsabilidade exclusiva dos profissionais de RH.
Como já falamos anteriormente, é papel do RH atuar como um parceiro do gestor na contratação de novos profissionais, criando condições para que o líder faça a melhor escolha. Neste sentido, cabe ao RH definir, junto com o gerente, o perfil do candidato, a formação acadêmica desejada, as competências técnicas, experiências e conhecimentos necessários, promovendo o alinhamento do entendimento da necessidade e facilitando o processo de recrutamento de profissionais que atendam aos pré-requisitos estabelecidos para o cargo.
Mas, não só a parte técnica deve ser avaliada. Questões como afinidade, empatia e convergência de estilos entre o candidato, o gestor e a empresa são pontos muito importantes e que precisam ser considerados. Além desses aspectos, é preciso ter atenção para a pressa na hora da contratação. Pressionados pela necessidade em preencher os cargos disponíveis, muitos gestores são pouco criteriosos e atropelam etapas essenciais do processo seletivo, o que pode comprometer a qualidade do resultado final.
E o último e mais importante ponto: ter a consciência de que nenhum candidato chegará “pronto”. É papel do gestor trabalhar para que o profissional escolhido tenha condições de se desenvolver e atender às exigências para a função.