O papel dos indicadores de desempenho na gestão
Diz o ditado que “o que não pode ser medido, não pode ser melhorado”. Na gestão empresarial, esta máxima também deve ser levada em conta. Neste sentido, o uso de indicadores tem grande importância, pois permite ao gestor acompanhar o desempenho das suas rotinas e aprimorar a tomada de decisão com maior precisão.
A partir da interpretação dos indicadores, a empresa passa a ter uma visão abrangente sobre os seus processos e quais caminhos são necessários para atingir melhores resultados a curto, médio e longo prazo. O que vemos, porém, é que muitas organizações, por razões diversas, ainda não colocaram em prática a gestão por indicadores. Ou até tentaram, mas não conseguiram transformar a iniciativa em resultados efetivos.
Implantar um sistema de indicadores gerenciais é exigente e alguns cuidados devem ser tomados. Caso contrário, corre-se o risco de acompanhar informações que dizem quase nada e ajudam muito pouco na tomada de decisão. Entre os pontos de atenção podemos citar:
1. Os indicadores devem ser construídos de modo participativo, mas tendo como foco a estratégia da empresa;
2. Os indicadores criados devem estar de acordo com a realidade da organização e focados apenas no essencial para o negócio, sem excessos;
3. Eles devem ter fácil apresentação e interpretação, com metas objetivas e mensuráveis e ações efetivas;
4. Deve ser construído um entendimento comum sobre o significado de cada indicador, assim como o padrão de qualidade pelo qual eles serão avaliados;
5. Devem ser acompanhados de modo sistemático e contínuo.
Neste caminho, o gestor tem o papel fundamental de elaborar esses indicadores, acompanhá-los sistematicamente junto com a equipe e estar preparado para tomar as atitudes necessárias quando os números não estiverem favoráveis. Como o caminho definido, é só seguir em frente!