Soube que um colega vai ser demitido. Como agir nessa situação?
Em alguns momentos, nos deparamos com situações difíceis no trabalho e que exigirão separar bem a vida pessoal e profissional. É o caso, por exemplo, de quando temos informações sobre a demissão de um colega antes mesmo dele ter sido comunicado. Isso ainda é mais difícil se o profissional for um amigo pessoal.
Se você teve acesso a essa informação, isso pode se dever a duas situações: ou você ocupa um cargo que lhe traz informações “privilegiadas” ou você ouviu uma conversa que não deveria. Nos dois casos, passar a informação adiante é um erro grave.
No primeiro caso, é errado porque você não pode usar uma prerrogativa do cargo para “proteger” um amigo. Segundo, que um processo de demissão deve ser feito de maneira cuidadosa, e isso exigirá seguir os passos recomendados pelos procedimentos da empresa e do RH.
No segundo caso, muito embora exista uma amizade envolvida, é importante ter cuidado para não dizer a pessoa antes do gestor dela. Cabe a ele fazer o comunicado. Mesmo sendo uma situação angustiante, você pode ajudar a colega auxiliando no processo de desligamento ou procurando suporte para sua recolocação no mercado.
Apoiar na conclusão das suas atividades e ajudar a encaminhar seu currículo para sua rede profissional são alternativa para ajudá-la sem cometer alguma inadequação profissional ou prejudicar sua imagem.