Mãe e profissional. Como administrar?
Uma das grandes angústias das profissionais atualmente é o equilíbrio entre a carreira e a maternidade. Nas diversas etapas de vida, a mãe e profissional precisa contar com uma rede de apoio e a divisão de tarefas domésticas para não prejudicar sua evolução na carreira.
Quando os filhos são muito pequenos, o momento pode ser mais angustiante, pois bebês exigem maior atenção e cuidado. Por isso, é fundamental construir algumas condições para não se desvincular totalmente do mercado de trabalho. Muitas vezes é preciso desacelerar o ritmo, sem deixar de trabalhar.
Dividir responsabilidades com o cônjuge quanto a horários, levar e pegar na creche e administração das necessidades da criança é essencial. Se puder contar com uma profissional de confiança para ajudar, melhor ainda. Mas nem sempre é possível. Há escolas que já compreenderam essa realidade profissional e montaram hoteizinhos, que podem ser uma alternativa segura e que dê maior tranquilidade às mães.
Além disso, construir uma rede de apoio pode facilitar o dia a dia. Se a mãe não pode contar com os avós, uma alternativa é criar uma rede de pais que possam se alternar nos cuidados. Isso é muito comum em países como EUA, por exemplo. Fazer um revezamento para buscar na escola ou para levar a criança numa atividade lúdica pode ser uma alternativa.
Estabelecer horários para estar com os filhos e tentar deixar o trabalho de lado por algumas horas é algo importante. A maternidade exigente, mas pode ser vivida de uma maneira positiva, mesmo com o estresse diário.