Crise na carreira: nem tudo são flores
Um conceito fundamental sobre carreira é de que cada um é responsável pela sua. Em alguns momentos é natural ficar insatisfeito, pensando em deixar tudo de lado e partir pra outra. Mas o que considerar nessa hora?
Em primeiro lugar, é preciso avaliar se o que está gerando a insatisfação é de fato algo relacionado à profissão ou carreira ou se existem questões pessoais envolvidas. Há certas etapas de vida nas quais é natural se questionar sobre as escolhas. Logo após de formado, ao se deparar com a realidade do mercado, por exemplo, é comum ter alguma decepção.
Além disso, quando amadurecemos, podemos nos perguntar sobre as escolhas feitas no passado e onde elas nos levarão no futuro. Dúvidas e momentos de crise são naturais. Para analisar se de fato está na hora de mudar de carreira, considere todas as variáveis.
Pergunte-se, por exemplo, se a cultura e a realidade da empresa onde trabalha são convergentes com suas crenças e projetos. Se há possibilidade de realização na carreira e se o investimento no seu próprio desenvolvimento está adequado à exigência do cargo que ocupa. Essas são algumas questões a serem analisadas. perguntas fundamentais. Além disso, analisar se não há fatores de ordem pessoal que estejam impactando nessa insatisfação e focar na sua resolução.
É importante ter calma e compreender que todas as carreiras têm momentos de crise e questionamentos. Analisar e decidir com tranquilidade é fundamental para não se precipitar e depois descobrir que na nova escolha também existem problemas. Em todas as situações sempre haverá aquilo que gostamos de fazer e aquilo que precisamos fazer. É importante considerar isso.