Tenho dois “chefes”. Como lidar?
Sou gerenciado por um profissional, mas há outro gestor que sempre me pede para realizar atividades que nem sempre estão em convergência com as solicitações do meu gerente. O que fazer?
Pode ser mais comum do que se pensa ter dois comandos dentro do seu trabalho. Isto acontece quando: (1) as responsabilidades não estão claras, havendo “áreas de sombra” entre dois gestores ou há uma disputa de espaço/poder entre eles; (2) há pouca clareza sobre os padrões esperados ou sobre as prioridades.
É importante compreender quais dessas razões estão levando a esse conflito de pedidos. Se você tem clareza de quem é seu gestor, vale pedir a ele que negocie essa demanda junto ao outro gerente ou diretor e entender quais os resultados são esperados. Quando receber uma demanda conflitante, também pode informar ao outro gestor que seu gerente fez outra solicitação e pedir que negociem. A depender da resposta, entenderá como proceder.
Discuta com seu gestor direto a lista de prioridades e peça orientação sobre como responder nesses casos. Apresente suas demandas e como as organiza. Se possível, contribua com sugestões de como fazer essa priorização. E se a razão do conflito de solicitações for uma disputa, tome cuidado para não ficar no “fogo cruzado”. Habilidade e tranquilidade são essenciais.
Mas lembre-se que o bom senso é sempre fundamental para definir como trabalhar e realizar todas as tarefas sem gerar tanto estresse.