Devo trocar meu emprego por um estágio?
Deixar um emprego formal, com carteira assinada, para estagiar na área de formação é um dilema enfrentado por muitos profissionais que estão cursando a graduação. Mas será que vale a pena largar o “certo” pelo “duvidoso” em nome de um sonho profissional?
Em uma situação como esta, em primeiro lugar, é necessário fazer uma avaliação detalhada e listar os prós e contras da mudança. Um ponto importante a ser avaliado é a realidade financeira. A bolsa oferecida pelo estágio será suficiente para se manter? Caso não seja, existe a possibilidade de complementar a renda com outra atividade para viabilizar a proposta?
Outro ponto a ser avaliado é a questão do crescimento profissional. Na empresa atual, existem chances de desenvolvimento de carreira ou até mesmo uma oportunidade de migração para a área desejada? E na empresa que ofertou o estágio, existe um programa bem estruturado para jovens talentos?
Por fim, é importante lembrar que, já que escolheu outra área para estudar, é necessário buscar experiência. O estágio é a oportunidade de o estudante colocar na prática as teorias aprendidas em sala de aula, descobrir seu potencial e confirmar se aquela é realmente a profissão certa. Vale a pena ganhar um pouco menos durante algum tempo, mas em troca adquirir conhecimento. Aproveite tudo o que o estágio tem para lhe oferecer e faça a mudança valer a pena.