Não deixe o clima esquentar dentro da equipe
Manter um clima positivo na equipe é fundamental e tem impacto tanto nos resultados da empresa como na permanência dos profissionais nela. Então, como manter um bom ambiente de trabalho em momentos de crise e instabilidade no emprego?
Antes de tudo, o gestor precisa ter uma comunicação permanente com a equipe. Informar alterações na estratégia, no mercado e nos processos é fundamental. Escutar e permitir que as pessoas falem de suas angústias pode aliviar a tensão. Além disso, proporciona uma oportunidade para orientar os profissionais e tranquilizá-los.
Manter o trabalho em equipe e acompanhar de perto os desempenhos ajuda a dar foco no que é essencial para a organização enfrentar o momento. Estar atento aos movimentos de competição excessiva e aos conflitos internos para poder intervir adequadamente é outro foco do gestor. Nada de ficar trancado em seu escritório. Circular pela empresa é essencial.
É importante também lembrar sempre à equipe que o sucesso do negócio depende de todos. Reforce que as empresas que melhor enfrentam os momentos difíceis são aquelas que estão mais preparadas em seus planejamento e processos e que têm as equipes mais competentes e afinadas.
E caso precise fazer demissões, logo depois que comunicar aos profissionais desligados, procure reunir a equipe que ficou e explicar a decisão, dando informações possíveis sobre a situação da empresa e o porquê dos desligamentos. Essa atitude pode evitar o pânico generalizado que em nada contribui para um bom clima de trabalho.