Administração do tempo como ferramenta de gestão
Um grande desafio dos gestores é conseguir dar conta de todas as suas demandas. Para isso, administrar bem o tempo é fundamental. Ele é o único recurso que todos temos igualmente, e que, uma vez perdido, não se recupera. Para tanto, algumas dicas podem ajudar.
Considere que sempre faltará tempo para tudo o que precisamos realizar, portanto, estabelecer prioridades é fundamental. Construa com sua equipe uma lista de atividades com prazos claros e faça o acompanhamento sistemático. Um equívoco de quem tem pouco tempo é não acompanhar o planejamento e ter que “correr atrás do prejuízo”.
Lembre-se que aquele que gosta do que faz tende a ter melhor administração do seu tempo, pois é mais produtivo e focado. Identifique esses profissionais e delegue responsabilidades para eles. Crie sentido para as tarefas gerando esse sentimento de satisfação para a equipe.
Outro poupador do tempo são as reuniões. Quando bem conduzidas, elas ajudam a alinhar expectativas, padrões desejados de qualidade e prazos. Reuniões com foco, hora certa para começar e terminar e pauta definida são muito mais produtivas. Afinal, imagine ter que repetir a mesma coisa para cada membro da equipe individualmente?
Por fim, aprenda a dizer não quando necessário e administrar as fontes de estresse. Profissionais que aprendem a gerir seu tempo, também conseguem gerenciar melhor os problemas e lidar com o inesperado.