Quero trabalhar fora do país. Como decidir?
Muitos profissionais já pensaram em ter uma experiência fora do país. Esse desejo vem aparecendo ainda mais no discurso de alguns, devido ao momento de recessão que o Brasil está atravessando. Mas sempre há grandes dúvidas na hora de tomar uma decisão como esta. O que deve ser considerado, então?
Alguns pontos são fundamentais na hora de se candidatar a uma vaga de trabalho no exterior: domínio da língua, conhecimento da cultura e convergência com seu projeto de carreira. Será um trabalho temporário ou algo permanente? Em cada caso, o impacto no seu futuro será diferente e isso deve ser levado em conta.
Além disso, você deve procurar conhecer o custo de vida no país de destino, se a empresa irá bancar custos de plano de saúde, moradia, transporte, entre outros. Analise também a legislação trabalhista do local de destino. Nos Estados Unidos, por exemplo, benefícios pagos no Brasil, como FGTS, abono de férias e 13º salário, não existem. As despesas provenientes do processo de mudança também devem ser consideradas.
Tendo essas questões mapeadas, avalie os ganhos e perdas e considere que passará por um período de adaptação, no qual precisará se inserir em um país estranho. Pesquise ao máximo sobre a cultura local, como são as práticas profissionais na sua área e como é a rotina dos moradores locais. E lembre-se que uma decisão como esta sempre gera medo do novo e não há nada estranho em se sentir inseguro.