Posso pedir empréstimo ao meu gerente?
A grande maioria das pessoas está sujeita a passar por um momento de dificuldade financeira na vida. Existem várias medidas que podem ser tomadas diante dessa situação, e alguns profissionais, por terem um bom relacionamento com seu gestor, levam em consideração pedir ajuda a ele. Essa atitude é recomendável?
Primeiramente, se você está passando por alguma dificuldade financeira, é indiscutível rever seus custos fixos e tentar cortar aquilo que for possível. Caso apenas isso não seja suficiente e você realmente precise de ajuda, vale a pena recorrer a outras fontes antes de procurar o seu gestor, por melhor que seja a relação entre as partes. Analise as taxas dos bancos para empréstimos pessoais ou para fins específicos e tente traçar um plano.
É essencial ter consciência antes de pedir um empréstimo, por isso pergunte a si mesmo sobre seu comprometimento e capacidade de pagamento das parcelas. Analise também se o valor que você pegará emprestado será o suficiente para garantir a finalização da dívida ou para realizar o investimento pretendido – quando esse for o caso. De outro modo, o empréstimo pode acabar gerando maior endividamento.
Outra alternativa é recorrer a familiares ou amigos muito próximos, se for uma situação emergencial. Pedir dinheiro ao gerente deve ser a última das opções consideradas, pois pode acabar gerando uma situação difícil e desconfortável para vocês dois. Caso você não consiga pagar o empréstimo, por exemplo, isso pode impactar em um desgaste emocional e também profissional, até chegar a um ponto onde a situação é tão extrema que se torna insustentável para você continuar no seu emprego.
E, se seu chefe for seu amigo, pior ainda. Pode-se perder o emprego e um amigo