A importância da comunicação interna
“Quem não sabe, inventa”. Esse dito popular é realmente uma verdade quando se trata da mente humana; nós não deixamos lacunas nos nossos pensamentos. Para cada fenômeno presenciado, há uma tentativa do individuo de interpretar e dar sentido àquilo segundo seus próprios referenciais. Por isso, a comunicação interna é essencial para o bom funcionamento da empresa; então qual postura deve-se adotar?
Aquilo que não é dito ou explicado será fatalmente interpretado pelos empregados e, nem sempre, as ações planejadas atingirão o resultado esperado quando a comunicação interna de uma empresa não é bem feita. Várias interpretações diferentes podem surgir do que ficou implícito. E muito embora precise ser um processo sistemático e com instrumentos definidos, o fluxo de informações é algo que depende da postura de todos os envolvidos.
Se, por um lado, os gestores são responsáveis em repassar dados, esclarecer acontecimentos e ouvir as equipes, por outro, os empregados também são responsáveis por tornar essa compreensão uma via de mão dupla. Como parte de um time, cada profissional deve procurar manter uma boa comunicação com seus colegas, e isso pode ser feito de várias formas.
Manter a postura receptiva à críticas e sugestões, buscar esclarecer para os colegas questões técnicas da sua área e alinhar com seu gestor aquilo que deve ser divulgado – como um novo procedimento, por exemplo -, são pontos primordiais quando se trata de uma boa comunicação. Procurar as informações em fontes confiáveis ou diretamente com os envolvidos, evitar fofocas ou alimentar conflitos, além de estar atento aos eventos e acontecimentos dentro e fora da empresa também são atitudes importantes e que devem ser tomadas.
Lembre-se de que a comunicação é responsabilidade de todos e você também precisa fazer a sua parte.