O clima é desculpa para roupas inadequadas no ambiente de trabalho?
Vivemos em um país com clima tropical e sujeito a variações de temperatura ao longo do ano. Por isso, uma grande dúvida que surge para vários profissionais é sobre como devem se vestir formalmente, considerando o calor. Mas será que o clima pode ser usado como desculpa para se usar roupas mais “informais” no ambiente de trabalho?
Sua roupa é parte importante da sua imagem no trabalho. Basta pensar que, ao encontrar um cliente ou chegar a uma entrevista de emprego, o interlocutor vai julgá-lo antes pela aparência e só depois vai ouvir o que você tem a dizer. Por isso, é importante ficar muito atento ao seu modo de vestir.
Primeiramente, é interessante destacar que não há obrigatoriedade no uso de paletós para os homens, ou tailleur para as mulheres, caso não seja estritamente necessário, como no ramo da advocacia ou bancário, por exemplo. Mas surge então a dúvida: como usar roupas leves sem descaracterizar o contexto profissional?
Escolher tecidos que não esquentem e que tenham mais algodão é uma boa dica. Tecidos sintéticos tendem a reter mais o suor e a facilitar a exalação de odores. Saias são permitidas para as mulheres, mas devem ser mantidas na altura do joelho, nunca acima. O mesmo cuidado deve ser tomado na escolha das blusas, para não serem transparentes ou com brilho excessivo. E atenção especial aos decotes! Você pode usar blusas mais leves sem perder a formalidade.
No caso dos homens, é recomendado trocar a calca jeans por peças de tecidos leves em cores neutras. Além de serem menos quentes, dão maior elegância. Evite o sapatênis, calçado que virou moda, mas que é muito informal para o mundo executivo.
A última dica serve para homens e mulheres: não use roupas coladas demais ou transparentes. Ache seu estilo e combine com a cultura organizacional. Dá para ser, sim, elegante no calor!