Como pedir demissão sem fechar as portas?
Tão importante quanto entrar em uma nova empresa, é saber sair dela mantendo as portas abertas. A escolha de novos desafios não quer dizer que você pode descuidar das relações profissionais estabelecidas antes. Por isso, se está na hora de pedir demissão, é preciso ficar atento a certos erros corriqueiros que devem ser evitados.
A primeira atitude após decidir deixar a empresa é informar o fato ao gestor imediato. Nada de sair comentando com os colegas ou ir diretamente ao RH. A dica é marcar uma reunião, em um momento propício, para comunicar a decisão, apresentando argumentos racionais e objetivos que expliquem a sua saída.
Ao se demitir, não adianta querer “lavar a roupa suja”. Jamais fale mal da empresa, dos colegas ou do ambiente de trabalho que está deixando. É importante, sim, informar pontos de melhoria na entrevista de desligamento, mas aproveitar o momento para desabafar todas as dificuldades pode ser improdutivo.
Também é importante ser flexível e não deixar o antigo empregador na mão. Cumprir ao menos parte do aviso prévio para finalizar suas demandas e treinar substitutos são atitudes que causam uma boa impressão e mostram comprometimento.
Despedir-se dos antigos colegas e deixar os novos contatos é fundamental para manter a rede de relacionamentos. Por fim, colocar-se à disposição para ajudar caso haja alguma necessidade é, no mínimo, delicado. Lembre-se que a forma de sair de um emprego fala de você, tanto quanto a sua forma de entrada.