Nóis vai. E agora?
Certamente você já se deparou, no ambiente de trabalho, com frases do tipo: “pra mim fazer”, “fazem cinco anos”, “vimos por meio desta informar que…”. Erros de português são bastante comuns, entretanto, tropeçar constantemente na gramática pode prejudicar a sua carreira.
Ninguém está imune a cometer erros de português no dia a dia, mas é importante estar atento no modo de falar e escrever, principalmente em ambientes formais. Um erro fatal, principalmente para quem está concorrendo a uma vaga de emprego, é tropeçar na concordância.
Expressões como “a gente somos” ou “não tem poblema”, são mais frequentes do que se pensa. Mas é certo que há erros que quase passam despercebidos e há aqueles que saltam aos olhos e acabam prejudicando o profissional.
Portanto, é importante cuidar do conhecimento e domínio da língua culta. No caso das comunicações escritas, também é fundamental reler o texto para verificar se não cometeu algum erro relacionado à ortografia ou mesmo ao significado das palavras. Analisar se o texto está coerente também é importante, afinal quem vai recebê-lo precisa ter a informação mais clara possível.
Uma dica para quem precisa desenvolver a habilidade de comunicação é incrementar a leitura. Escolha livros e revistas com assuntos que goste e leia muito. Quem lê, melhora a escrita. E se as dúvidas forem maiores, procurar um curso de língua portuguesa é imprescindível.