Aprenda com a Experiência
Um dado que chamou a atenção na última pesquisa sobre as melhores empresas para se trabalhar foi a existência de um ambiente organizacional que mescla profissionais em início de carreira com outros mais experientes. Muitas vezes, essa mistura de fato traz novas ideias e uma injeção de ânimo ao dia a dia.
Ocorre que, na ânsia de mostrar seu trabalho, o jovem às vezes esquece que é preciso compreender o funcionamento da empresa para contribuir e crescer nela e que ter um bom relacionamento com aqueles que já estão lá pode facilitar o conhecimento das atividades, dos processos e das políticas da organização, entre outras coisas. Um profissional que está iniciando tem muito a aprender com os veteranos, que conhecem a organização e sua forma de atuar no mercado. Essa troca é quase sempre um ganho em termos de desenvolvimento profissional.
Por outro lado, mesmo diante do conhecimento dos veteranos, você não deve sentir constrangimento na hora de propor inovações e dar sugestões. Para isso, é preciso estudar o tema e buscar informações com quem conhece a empresa e sabe como funciona o mercado, a fim de que sua proposta seja interessante e bem embasada. Com essa postura, a experiência pode ser muito benéfica tanto para você como para a organização