Jovens Profissionais e o Feedback da Empresa
Na última edição da Conexão Profissional, definimos o que significa o feedback, principalmente no cotidiano de uma empresa. Desta vez, mostraremos como o profissional que está no início de sua carreira deve lidar com críticas ao seu trabalho, compreendendo que são uma demonstração de preocupação com ele.
Primeiramente, é necessário entender que a prática do feedback é essencial para o profissional saber quais são os pontos a desenvolver no trabalho, sendo impulsionador do seu desempenho na empresa. É importante para todo jovem que está começando a trabalhar e fazer parte de uma organização receber essa avaliação da sua competência. Se a instituição não apresentar essa prática, o jovem deve buscá-la. É importante que ele encare o feedback como um indutor de mudanças, que visa à melhoria.
No momento de ouvir as críticas, o profissional deve ter em mente que manter a calma é essencial e não deve ter medo de explorar as situações, inclusive solicitando exemplos para melhor compreensão do problema. É comum tomar esses comentários como ofensas pessoais, mas deve-se entender que essa é uma atitude reativa prejudicial e lembrar que, muitas vezes, falar sobre erros também é desconfortável para quem os aponta. Pedir sugestões também é uma boa forma de ajudar a construir o projeto de melhoria. Além disso, o feedback é uma oportunidade para confirmar o bom desempenho e reforçar as competências já desenvolvidas.
Enfim, receber feedback exige preparo por parte do jovem. Exige que o profissional saiba ouvir e buscar entender o que está sendo dito antes de posicionar-se ou tomar qualquer atitude. Exige entender que, antes de mais nada, o feedback de uma empresa vai ajudá-lo não só a curto prazo, mas também a longo prazo, tornando-o mais autônomo e confiante no processo.