Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O que é sucesso para você?

Publicado por:
07 jan

03.111

No dicionário, a palavra “sucesso” é definida como “um resultado positivo, favorável ou proveitoso de algo”. No entanto, para além da semântica, o conceito de sucesso, quando trazido para o dia a dia, é subjetivo e muito singular. Por isso, antes de se perguntar: “como posso ter sucesso na vida?”, é importante definir, primeiro, o que é ter sucesso para você.

Ser bem-sucedido é o desejo da grande maioria das pessoas, seja pelo lado profissional e de carreira, ou pessoal e familiar. Sucesso, para alguns, pode significar ter uma carreira estável. Para outros, pode ser assumir uma posição de liderança na empresa em que trabalha. Também pode significar a formação de uma família bem estruturada ou ter uma aposentaria confortável. São inúmeros os significados que o conceito de sucesso pode ter, a depender das expectativas da pessoa, da sua história de vida ou da sua personalidade.

Apesar da sua subjetividade, são muitos os profissionais que questionam: o que faço para ter sucesso profissional? O fato é que não existe uma receita pronta para ser seguida, mas existem sim algumas orientações. Para começar, é preciso descobrir quais são os objetivos mais importantes para si mesmo, ao invés de optar pelo caminho mais simples ou ir na onda dos outros. É importante conseguir responder a perguntas que sejam capazes de traduzir o que é valor para você, como: o que realmente importa para mim? O que sonho ser? O que desejo ter? Qual lugar quero ocupar na carreira? Ter clareza dessas respostas é o primeiro passo para descobrir como chegar lá.

Além disso, é preciso entender que o maior desafio não está em atingir o sucesso, mas sim em mantê-lo. Isso significa dizer que, mesmo quando você conseguir se considerar bem-sucedido naquilo que se propôs, não poderá relaxar e colocar em risco o seu sucesso. Quem acredita que já é autossuficiente e não tem mais nada a aprender, está correndo o risco de deixar a vaidade subir à cabeça e de, muito em breve, ver sua bela trajetória transformar-se num grande fracasso.