Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O segredo de uma seleção de sucesso

Publicado por:
13 jun

03.31

Recrutamento e seleção são processos de gestão de pessoas presentes em todas as empresas, algumas com as políticas mais claras e definidas e outras ainda fazendo de forma empírica e intuitiva. Essas atividades não se resumem a anunciar as vagas e fazer entrevistas, existem técnicas que, quando subestimadas, têm consequências diretas na qualidade das equipes de trabalho.

Apesar da importância do recrutamento e da seleção estar presente no discurso das lideranças, muitas organizações acabam optando por caminhos aparentemente mais fáceis no momento em que precisam contratar alguém – como, por exemplo, aceitando indicação de amigos e colegas de trabalho sem prévia avaliação do profissional, e tendo que encarar uma contratação equivocada. Para evitar cair em algumas armadilhas típicas de processos de recrutamento e seleção, vamos trabalhar algumas orientações:

A primeira ação deve ser definir o perfil do profissional mais adequado para a vaga a ser ocupada, considerando habilidades técnicas e comportamentais. Depois, é o momento de preparar o anúncio da seleção, definir os locais de publicação e o prazo limite para recebimento de currículos. A partir daí se inicia o processo de análise do material recebido. É importante ter bastante atenção para identificar quais candidatos realmente se encaixam no perfil estabelecido anteriormente.

As entrevistas são indispensáveis para acertar na escolha, por isso, o ideal é não se limitar apenas a um encontro. Conversas individuais e dinâmicas em grupo podem ajudar e muito na avaliação, e nesta etapa é fundamental o envolvimento dos futuros gestores do profissional para que possam ter uma participação ativa na decisão de contratação. Por mais que haja empatia logo “de cara” e que o profissional mais cotado atenda a todos os pré-requisitos, é preciso amadurecer a escolha para minimizar a chance de falhas.

Além disso, quanto mais informações forem reunidas sobre os candidatos, maiores serão as chances de sucesso na contratação. É importante estudar a vida pessoal e familiar, pois ajuda a perceber se eles têm valores parecidos com os da empresa, e também buscar referências profissionais anteriores, pois a visão de quem já esteve com eles no dia a dia de trabalho trará melhores indícios sobre caráter, desempenho e comprometimento.

Em resumo, recrutamento e seleção é um processo que demanda cautela e, principalmente, paciência. Contratar um profissional “para ontem” é sempre um risco. Por isso, vale investir um pouco mais de tempo para aumentar as chances de escolher o candidato mais apropriado para a vaga e para a empresa.

Comentários

Deixe o seu comentário