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Criar um bom networking exige estratégia

Publicado por:
28 mai

01.51

Com mercado cada vez mais competitivo, tornou-se essencial, para profissionais e empresários, fortalecer o networking. Também conhecido como “rede de relacionamentos”, quando é bem feito, o networking faz a diferença, pois permite abrir portas para diversas oportunidades, conquistar novos clientes, ajudar e ser ajudado nos desafios do dia a dia empresarial. Porém, a prática também exige alguns cuidados.

Muitas pessoas ainda acham que fazer networking consiste em ir para eventos aleatórios e levar um “bolo” de cartões de visita para distribuir. Não é bem assim. Entregar dezenas de cartões ou ter milhares de amigos nas redes sociais não significa, necessariamente, que você está criando uma rede de relacionamentos apropriada e que realmente funcione. O verdadeiro networking se baseia em relações de troca, em se fazer conhecido no meio em que atua e precisa se relacionar. Mas para conquistar todos esses benefícios, é preciso estratégia. A principal delas é saber onde circular.

São muitas as ofertas de eventos, meet ups, fóruns de discussão e demais situações que podem proporcionar a interação com novas pessoas, mas nem todas elas serão efetivas. Por isso, é essencial escolher quais espaços são mais estratégicos para sua área de atuação e buscar se inserir neles. Saber se portar adequadamente nesses ambientes também faz diferença. O profissional, para se destacar, não pode ficar passivo, porém assumir uma postura de “estrela” pode ser uma armadilha.

O ideal é se colocar com consistência, sabendo onde se incluir e respeitando o espaço do outro, ter clareza do que vai dar visibilidade entre as suas competências e, além disso, atentar para a própria imagem, pois ela vai refletir na forma como as pessoas o veem. E lembre-se: depois de estabelecidas, é necessário investir tempo para cultivar as relações criadas através do networking, do contrário você correrá o risco de cair no esquecimento.

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