Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância da gestão com foco no futuro

Publicado por:
02 maio

9.31

Não é novidade que dificilmente uma equipe atingirá um nível de produtividade exemplar quando a liderança não investe na organização do trabalho e não tem o costume de pensar à frente. Os processos se tornam mais lentos, os erros são frequentes e o líder acaba se transformando em um “gerente bombeiro”. Porém, é preciso atentar que, se não há planejamento e organização, quanto mais se apaga incêndios, mais eles vão aparecer no dia a dia.

Sabemos que a rotina gerencial é sempre muito atribulada e que o gestor sofre pressão de todos os lados, seja por parte da equipe, dos clientes, dos parceiros e fornecedores, da organização, etc. No entanto, quando ele não planeja e pensa estrategicamente na sua atuação, os problemas vão aparecendo e acumulando e o líder poderá manter o processo em funcionamento, mas sem direção e com muito desgaste para ele e para a sua equipe.

Por isso, criar o hábito de planejar, antes de sair fazendo, é ferramenta essencial na prática da gestão. O gestor precisa dedicar um tempo da sua rotina para pensar no que precisa ser feito, selecionar as atividades que pode delegar, conversar com a equipe para alinhar as demandas e expectativas, acompanhar o andamento das tarefas, monitorar os resultados e fazer os ajustes, se necessário.

Além disso, pensar estrategicamente também significa estar de olho nas tendências do mercado, acompanhar as novidades relacionadas à sua área de atuação, buscar inovar e sugerir novas formas de trabalho para a organização. Afinal, ter líderes que pensam hoje com foco no futuro é essencial para as empresas que querem ser competitivas a longo prazo.