Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Ser acessível é essencial para uma liderança eficaz

Publicado por:
14 mar

7.5trainees

Diante da realidade atual do mercado de trabalho, o gestor que quer construir um time engajado precisa, cada vez mais, estar próximo e se mostrar acessível para a equipe. Isso porque o modelo do “gestor intocável”, que se utiliza do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, tem perdido cada vez mais espaço.

Hoje, incentivar a comunicação aberta e eficaz é fundamental para alcançar bons resultados e tem sido um diferencial nas empresas para atrair profissionais. A gestão participativa e a acessibilidade do gestor são aspectos essenciais para garantir a melhoria da produtividade da equipe e um maior comprometimento com os resultados.

Porém, o que ainda vemos em algumas empresas são lideranças que se mantém fechadas e inacessíveis em suas salas e que não priorizam tempo suficiente para estabelecer uma relação de proximidade com sua equipe, o que é uma armadilha. Isso porque gestores distantes podem gerar equipes inseguras, que não se sentem ouvidas e valorizadas.

Neste caminho, entre as ferramentas que podem ser utilizadas, estão a criação de canais oficiais de ouvidoria para envio de sugestões e críticas, a prática de reuniões sistemáticas ou, até mesmo, a promoção de encontros informais e descontraídos, como um café com o presidente e almoços periódicos com o gestor, por exemplo.

Até mesmo se mostrar disponível para uma conversa informal no corredor da empresa pode demonstrar uma abertura para o diálogo. Quando existem espaços para esta troca, a tendência é que os laços dentro da empresa se fortaleçam e o engajamento na busca por melhores resultados torne-se uma realidade com efeitos visíveis nos números da empresa.