Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como funciona um colegiado gerencial?

Publicado por:
24 jan

10.11

Muito tem se falado sobre a prática da gestão colegiada e os benefícios que traz para as empresas. Mas o que significa, de fato, instituir um colegiado gerencial?

Na prática, um colegiado gerencial é, antes de tudo, um processo de trabalho constituído por um espaço comum a um determinado grupo de gestores. Nesse espaço, os gestores devem planejar, analisar e tratar conjuntamente os problemas, desafios e alternativas da ação gerencial, buscando criar condições para a melhoria do desempenho da equipe, da organização e do próprio gestor.

Os resultados que vemos nas empresas que adotam o colegiado gerencial mostram os ganhos desta prática. De modo geral, a parceria e integração entre os gestores se intensifica e, melhorando o clima organizacional, as decisões se tornam mais assertivas, já que várias pessoas com experiências diversas pensam juntas nas soluções, e todos se sentem responsáveis pelo desempenho da organização. Os ganhos no processo decisório são indiscutíveis.

No entanto, para funcionar e dar resultados, o colegiado gerencial precisa ser instituído formalmente, do contrário, será difícil realizar os encontros dentro da rotina atribulada dos gestores. Instituir formalmente o processo significa ter um planejamento das reuniões, com uma determinada periodicidade e sistematização dos assuntos discutidos, além da definição prévia e participação ativa dos participantes e uma coordenação estabelecida, de forma a garantir a continuidade do grupo.

É uma ferramenta de gestão como todas as outras, que exige dedicação e persistência da liderança até que entre na rotina, e os resultados são compensatórios. Afinal, em gestão não tem truque de mágica.