Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Desafios do mercado de trabalho do futuro

Publicado por:
17 jan

01.51

Diariamente, surgem novos artigos e pesquisas ponderando o que esperar do mercado de trabalho do futuro. As previsões e análises são variadas, mas costumam ter algo em comum: a inteligência artificial e a biotecnologia já estão impactando nas profissões e isso só tende a aumentar. Por isso, é essencial começar agora a se preparar para este novo cenário.

Apesar dos muitos palpites, ninguém sabe ao certo quais serão as profissões do futuro. O fato é que, ao longo dos anos, principalmente com o avanço da tecnologia, várias funções foram se extinguindo e outras novas foram surgindo e ganhando espaço. Ou seja, a prática tem mostrado que, em alguns segmentos e países, o número de empregos não tem diminuído, mas sim que o mercado está se adaptando a uma realidade onde as máquinas estão cada vez mais avançadas e vêm ocupando o espaço do homem em algumas atividades.

No entanto, por mais que a inteligência artificial evolua, a tecnologia nunca terá uma característica que é só nossa: a capacidade de pensar, inventar e raciocinar. Por isso, a principal dica para os profissionais que estão preocupados com seus lugares nesse mercado de trabalho do futuro é não tentar se equiparar às máquinas. O melhor caminho é buscar o desenvolvimento de competências que o avanço tecnológico não seja capaz de alcançar.

O que o mercado irá exigir de seus futuros profissionais é criatividade para pensar e sugerir soluções diferentes para os desafios que surgem no mundo, curiosidade para estudar e aprender sobre coisas que estão fora da sua zona de conforto, proatividade para se antecipar às tendências e sensibilidade para lidar com o outro. Ou seja, tudo aquilo que diferencia o homem da máquina e, em especial, sua facilidade de estabelecer relações interpessoais.

Apesar das incertezas, os especialistas são unânimes em um ponto: o futuro é promissor para quem se mantiver atualizado e alinhado com as exigências e tendências do mercado de trabalho. Por isso, o ideal é já começar de agora a se preparar para as mudanças, pois quem assumir uma postura passiva diante do novo cenário certamente ficará para trás.