Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Desafios para a retenção de profissionais

Publicado por:
10 jan

7.5trainees

Atrair e reter talentos devem ser, cada vez mais, palavras de ordem em todas as empresas, independentemente do tamanho, número de empregados ou segmento de atuação. E se há algum tempo os profissionais eram motivados, principalmente, por um bom salário e um pacote atraente de benefícios, atualmente outros fatores pesam muito mais na balança.

Nos dias de hoje, de alta competitividade e desafios empresarias grandiosos, ficou quase impossível existir um negócio que consiga ter um desempenho operacional e financeiro diferenciado com tanta rotatividade nas equipes de trabalho. É daí que vem a necessidade de se ter uma gestão de pessoas eficiente, que considere e pondere as expectativas dos empregados, sem contrariar as da empresa e fazendo que eles optem pela permanência na organização, sem perder motivação e engajamento. Mas como tornar esse cenário possível?

Uma boa prática é dar visibilidade ao profissional de até onde ele pode crescer dentro da organização e o que deve fazer para alcançar seus objetivos. Para tanto, ele precisa ter informações sobre o futuro da empresa para que consiga atrelar o seu projeto profissional aos objetivos do negócio. Também é importante investir em práticas de reconhecimento, como elogios, convites para participação em projetos, novos desafios e oportunidades, premiações baseadas em metas e atreladas ao desempenho. Desta forma, o profissional vai sentir que seu trabalho é valorizado pela organização.

A qualidade do ambiente de trabalho também tem impacto direto na retenção de talentos. Para promover um bom clima organizacional, vale investir em ações de integração entre as equipes, promoção de encontros, eventos e comemorações, além de garantir condições de trabalho adequadas para os profissionais. Mais do que nunca, vale seguir à risca o que disse o “pai” da administração moderna, Peter Drucker: “Tornar os recursos humanos satisfeitos e produtivos será cada vez mais a única forma da empresa ganhar vantagem competitiva”.