Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Relacionamento faz a diferença

Publicado por:
08 jan

10.0lideranca

Embora questões institucionais como os valores da empresa, a política de remuneração e as condições de trabalho tenham um peso importante, a competência em gestão de pessoas se destaca como o grande diferencial para vencer o desafio da retenção de bons profissionais. Na maioria das situações, é a qualidade das práticas de gestão e do relacionamento entre a liderança e as equipes que podem fazer a grande diferença no momento da decisão de permanecer ou se desligar da empresa.

A experiência confirma que, para contribuir com a motivação e a satisfação da equipe, é preciso investir no vínculo de qualidade, na facilidade de acesso ao gestor, na abertura para ouvir sugestões e opiniões da equipe e considerá-las, sempre que possível. Um líder deve ser um bom ouvinte e saber se posicionar. Afinal, sua equipe também tem direito e vontade de se expressar e contribuir. É importante que o gestor saiba escutá-la e direcioná-la para o caminho mais coerente com as diretrizes da organização.

Quando essa relação entre gestor e equipe é saudável, para além da retenção de talentos, outro grande ganho é a maior dedicação e esforço para superar as dificuldades e momentos de crise. São vários os relatos de gestores que, mesmo diante de situações que pareciam inviáveis, seja devido a orçamentos curtos, por prazos bem apertados ou até mesmo pela complexidade das entregas que tinham de fazer, por exemplo, conseguiram alcançar os resultados muito por causa da boa relação com seus liderados e do engajamento da equipe.

Neste caminho, é papel dos dirigentes patrocinar, promover e estimular que as lideranças construam com as suas equipes um relacionamento marcado pelo cuidado, respeito, estímulo e reconhecimento. E o resultado será um ambiente de trabalho mais produtivo, de melhores resultados e equipes mais estáveis, com pouco espaço para a concorrência importunar.

Comentários

Deixe o seu comentário