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Gestão por resultados exige parceria entre lideranças e RH

Publicado por:
02 out

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A última das cinco diretrizes do RH estratégico, abordadas nesta série, é a Gestão por Resultados. Explicando de forma simplificada, este conceito tem como premissa fazer com que todos os integrantes da empresa “remem” na mesma direção, com o foco no mesmo objetivo.

Ou seja, esta diretriz expressa um modelo de gerenciamento onde todas as ações e processos internos devem estar alinhados e direcionados visando atingir os objetivos esperados pela organização. Avaliação e indicadores de desempenho, associados a prioridades e metas, sistema de reconhecimento por mérito, práticas sistemáticas de feedback e pactuação de projetos de desenvolvimento são algumas das práticas que precisam estar diretamente ligadas à gestão por resultados.

No entanto, apesar de serem coordenadas pelo RH, essas ações só serão efetivas quando colocadas em prática, no dia a dia, pelos gestores. É papel do RH assessorar e apoiar a liderança em relação aos processos que podem ser adotados de acordo com a estratégia da empresa e como podem ser feitos, porém não cabe à área de RH definir as metas ou realizar avaliações de desempenho, por exemplo. Estas são tarefas indelegáveis dos gestores de pessoas.

Sem essa integração e convergência entre gestores e RH, a gestão por resultados tende a não ser efetiva e a desgastar a imagem e o relacionamento com os outros setores. Porém, quando bem executada, costuma trazer reconhecimento para os profissionais envolvidos e aumentar a produtividade da organização.

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