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Gestão por competência como estratégia para a produtividade

Publicado por:
27 set

03.111

A gestão por competência, uma das cinco diretrizes que devem nortear o trabalho do RH estratégico, pode ser considerada como uma das principais ferramentas para que as empresas consigam construir trajetórias sólidas e se manterem competitivas no futuro. Porém, esta tecnologia, na prática, ainda é um desafio para as áreas de RH.

De forma geral, podemos definir por competência, no âmbito da gestão de pessoas, o conjunto de conhecimentos específicos e atitudes que o indivíduo precisa ter no desempenho da sua atividade. A essência da gestão por competência, por sua vez, é identificar o que precisa ser feito para desenvolver nas equipes as competências requeridas para que a empresa atinja o futuro desejado.

Neste sentido, o papel estratégico do RH é, em parceria com as lideranças, sugerir formas para identificar as lacunas de aptidões que existem entre seus profissionais e apresentar maneiras de preenchê-las, segundo as competências necessárias para o futuro. Nessa direção, todos os processos de RH como, por exemplo, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, também deverão ser pautados por estas mesmas competências, estando alinhados com as definições do negócio, sua visão e objetivos estratégicos.

Porém, na prática, a Gestão por Competências apresenta uma grande dificuldade para ser implantada. Muitas empresas até dão início ao processo, mas ou o interrompem no meio ou desistem dele totalmente por acharem complexo demais. E entre as várias causas que podem causar esse fracasso, talvez a maior delas seja a pressa. Estabelecer uma gestão por competência requer tempo e paciência para lidar com os erros que irão surgir, sem precipitação, mas com persistência.

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