Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como tratar assuntos delicados com a equipe sem constranger

Publicado por:
12 ago

9.51 (1)

Assuntos de natureza mais pessoal que estão impactando no ambiente de trabalho, por mais desconfortáveis que sejam, precisam ser tratados pelo gestor. Sabemos que é delicado falar de questões como, por exemplo, mau cheiro, mau hálito e práticas que fogem das regras de higiene, mas elas devem ser encaradas pelo bem do profissional, da convivência em grupo e da imagem da empresa.

Nestes casos, a área de RH e os gestores podem atuar em parceria para encontrar a melhor forma de abordar o problema. Em algumas situações, pedir ajuda a um colega da equipe que tenha mais intimidade com a pessoa que está passando pelo problema pode ser um facilitador.

Já em outras situações, o melhor pode ser o gestor falar diretamente com o envolvido, com cuidado e respeito à pessoa para não constranger, nem “arrodear” demais e acabar a reunião sem falar o que precisa ser dito, e a questão persistir. Não custa reforçar que esse é um tipo de conversa que pede reserva e privacidade, portanto, nada de testemunhas.

Vale lembrar que esse tipo de situação não é confortável para o empregado em questão, e muito menos para o gestor. Por isso, mostrar-se receptivo às observações e ter disposição para resolver o problema é o que se espera do profissional.