Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância de alinhar expectativas na hora da contratação

Publicado por:
28 jun

03.111

São muitos os gestores que reclamam da dificuldade em encontrar no mercado profissionais que atendam às suas exigências na hora da contratação. Alguns chegam até a fazer diversas entrevistas em busca do candidato “perfeito”, sem sucesso. Situações como esta acontecem não por falta de profissionais capacitados no mercado, mas sim por uma idealização excessiva por parte do gestor.

Encontrar o profissional adequado é o objetivo de todos os processos seletivos. No entanto, “adequado” é diferente de “perfeito”. O primeiro pressupõe que o profissional tem potencial para ocupar a função, já o segundo se refere a um candidato “pronto” para assumir a vaga com todas as qualificações desejadas pelo gestor e conhecimentos necessários para não se ter trabalho com o processo de integração do novo empregado à empresa. O resultado da busca por um perfil idealizado é apenas frustração.

Para evitar a construção de perfis idealizados, recomenda-se que os gestores e os RHs dediquem tempo e atenção à discussão e construção conjunta do perfil desejado. Assim, fica mais fácil de fazer os alinhamentos necessários entre as expectativas dos gestores com a realidade do mercado, da empresa e do cargo em questão.
Receber um perfil idealizado e cair em campo, sem refletir com quem fez a solicitação, é garantia de fracasso, desperdício de tempo e de desgaste da imagem para o RH. Por mais resistente que seja a liderança em ceder aos argumentos do RH ou por mais curto que seja o prazo para preencher a vaga, será que vale a pena iniciar um processo que tem tudo para dar errado?

Lembramos ainda que o responsável por transformar as demandas de seleção idealizadas em demandas factíveis é o RH, lembrando que o seu papel é assessorar as lideranças nos assuntos relacionados à gestão de pessoas.

Comentários

Deixe o seu comentário