Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Os desafios dos novos gestores

Publicado por:
21 jun

10.0lideranca

Fui promovido e virei gestor dos meus colegas de equipe. E agora, que postura devo adotar para ter sucesso nesta nova empreitada?

Ser promovido e assumir um cargo de liderança é gratificante, mas tem várias exigências. Muitos profissionais chegam até a recusar a oportunidade, por receio de lidar com os novos desafios e responsabilidades. E um dos receios e dúvidas mais frequentes entre os novos gestores é sobre como ser um líder respeitado e legitimado pela equipe, especialmente quando fazia parte dela.

Em busca da legitimação, muitos podem adotar uma postura de “gestor bonzinho”, achando que desta forma será mais fácil conquistar a equipe. Por outro lado, deixar que o poder suba à cabeça e tentar impor a autoridade também pode ser uma armadilha. Não adianta só dar ordens, é necessário envolver as pessoas em torno de um objetivo.

Porém, apesar de não existir receita pronta, a melhor saída é sempre parar e refletir sobre a situação e decidir como agir para produzir os resultados esperados pela organização e se estabelecer como autoridade respeitada e admirada pela equipe.

Neste caminho, algumas dicas podem ser úteis:
1. Use do conhecimento prévio dos integrantes da equipe para fazer escolhas mais assertivas e delegar atividades condizentes com a capacidade de cada um;

2. Tenha sempre coerência entre o que fala e o que pratica; seja exemplo, passando confiança para seus liderados;

3. Como agora você é “um exemplo a ser seguido” e tem o papel de desenvolver pessoas, preocupe-se com a forma com que passa orientações e feedbacks;

4. Traga sua equipe para perto de você, incluindo-a nas decisões, compartilhando informações, ouvindo opiniões e pedindo ajuda, quando necessário.
São práticas, aparentemente, simples e obvias, mas que fazem toda a diferença no cotidiano das lideranças.