Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Capacitação vai além de cursos e treinamentos

Publicado por:
14 jun

03.4

Sabemos que o sucesso de qualquer negócio passa pelo desempenho de seus empregados. Porém, são muitos os gestores que se queixam da falta de profissionais capacitados na sua equipe. Mas será que essa deficiência acontece mesmo por falta de treinamento ou é mais uma questão de falta de orientação e acompanhamento?

O que vemos, na realidade, é que muitos gestores não se veem implicados no processo de desenvolvimento da equipe. Pensam logo que a questão é do RH que ainda não providenciou o treinamento. Os gestores podem até ter razão, mas o que mais se vê é gerente reagindo ao fato de suas equipes, ao invés de estarem trabalhando, estarem em curso. Muitos gerentes não procuram saber quais treinamentos estão sendo feitos, nem como os empregados irão aplicar o aprendizado que estão adquirindo. Assim, é difícil ter equipe preparada.

Por outro lado, muitas das dificuldades que surgem no ambiente de trabalho podem ser resolvidas de forma mais efetiva com o acompanhamento constante do gestor, com a prática sistemática de feedback e mantendo um canal de comunicação aberto para a discussão dos erros e acertos. Nem sempre é preciso colocar as pessoas em sala de aula para se ter uma equipe preparada. E tem “matérias” que só o gestor pode ensinar.

Afinal, atuar no desenvolvimento e na formação de profissionais é uma tarefa exigente e que requer investimento, dedicação de tempo e paciência. E é papel indelegável do gestor.