Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Cuidar da comunicação não é responsabilidade só da empresa

Publicado por:
07 jun

03.13

Não importa qual é o segmento da empresa, uma boa comunicação no ambiente de trabalho é necessária para se manter e prosperar no mercado competitivo atual. Muitos profissionais, porém, reclamam que as informações não são bem comunicadas dentro das organizações em que trabalham. Falam como se fosse uma responsabilidade exclusiva da empresa, mas será mesmo que a comunicação tem um dono só?

Um dos grandes desafios da comunicação é fazer chegar a todos, no momento certo, de maneira clara e atraente, as informações sobre os valores e objetivos da empresa, ambiente de negócios, desempenho da organização e políticas de RH, entre outras, de forma a contribuir com o aumento da credibilidade, da motivação e engajamento dos profissionais com a empresa. De maneira geral, uma boa comunicação promove um ambiente de trabalho propício à proposição de soluções, exposição de ideias, disseminação de estratégias, fatos e dados, ou seja, uma equipe participativa e atualizada sobre o que acontece na organização.

Mas neste caminho, não adianta um esforço de mão única. O profissional, por sua vez, não pode assumir uma postura passiva e só se queixar que falta informação. Aquele que se coloca apenas como receptor acaba passando uma imagem de passividade e pode até perder a oportunidade de se colocar em uma posição diferenciada na empresa. É preciso buscar condições para estar bem informado, e isso dá trabalho. Exige estar atento aos canais de comunicação da empresa, interagir dentro do processo de troca de informações, levando sempre em conta que todos os integrantes da empresa são potenciais comunicadores.

Contudo, para alcançar bons resultados a comunicação deve ser planejada e executada corretamente. Para que o processo de comunicação aconteça de forma efetiva, é imprescindível que o emissor da mensagem se certifique de que a linguagem e o conteúdo estejam compatíveis com as habilidades do receptor de decifrar e compreender as mensagens comunicadas, sejam elas verbais ou não. Ter atenção é essencial para entendê-las e no que elas impactam. Desta forma, a rotina de trabalho ficará mais produtiva para todos.

Comentários

Deixe o seu comentário