Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O papel estratégico do RH

Publicado por:
05 jun

10.0lideranca

RH estratégico é um termo que vem, cada vez mais, disseminando-se no mundo empresarial. Mas ainda são muitas as dúvidas sobre o que é, de fato, um RH estratégico, e o que o diferencia de um RH tradicional.

Nos tempos atuais, compreender a complexa relação entre o trabalho, o processo produtivo e as pessoas se tornou essencial. E, nesse contexto, ter equipes estáveis, motivadas e produtivas é um fator primordial para a competitividade das organizações; e conseguir isso requer uma estratégia eficiente de atração, retenção, capacitação e atualização dos profissionais. Diante dessa tendência, a área de RH tem sido, cada vez mais, demandada a ter uma atuação mais estratégica no desenvolvimento do negócio. Mas qual é, de fato, a diferença entre esse RH mais estratégico e o tradicional?

Enquanto o RH tradicional privilegia uma atuação focada nas atribuições funcionais e na expertise dos profissionais da área como especialistas em pessoas, sendo responsável pela aplicação das políticas e pela execução dos programas, o foco do RH estratégico é promover a conquista dos resultados esperados pela empresa, colocando suas competências a serviço de fazer com que os gestores atuem também como bons gestores de pessoas, sendo especialistas em gente, resultados e mudanças.

Para isso, o RH estratégico tem entre suas principais funções assessorar os gestores no desenvolvimento de suas equipes, com o cuidado de compreender as demandas e solicitações, buscando articulá-las com as necessidades da gestão, e propor alternativas que, de fato, ajudem a resolver o problema. Na prática, o profissional de RH não executa a gestão de pessoas, mas é responsável pela transferência de tecnologia de RH para os gestores, assessorando-os e participando ativamente das decisões estratégicas das áreas e da organização como um todo.