Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Cuidado ao assumir vários projetos ao mesmo tempo

Publicado por:
24 maio

02.41

Faz parte do dia a dia do gestor se envolver em vários projetos ao mesmo tempo. Porém, é preciso atentar que absorver muitas atividades e gerenciar simultaneamente diversas tarefas pode comprometer a qualidade do trabalho e colocar em risco outras demandas que também precisam ser priorizadas.

Não adianta querer abraçar o mundo. O excesso de absorção e centralização das atividades pode causar uma sobrecarga de informação e de tarefas, com impacto negativo na produtividade. Isso porque ficar sobrecarregado significa por em risco os prazos de entrega e a qualidade dos trabalhos, pois o cansaço aumenta e atividades relaxantes, essenciais para repor as energias, são prejudicadas: os almoços são substituídos por lanches; o tempo de sono é reduzido; as atividades físicas são suspensas. E, se assim continuar por um longo período, a perda de produtividade pode comprometer a imagem de competência do profissional.

É papel do gestor fazer escolhas, saber definir quais são as demandas mais urgentes e as que precisam ser negociadas, bem como estabelecer uma rotina de acompanhamento do andamento das ações. Seguindo uma hierarquia de priorização, fica mais fácil analisar quais são as tarefas que merecem ser realizadas primeiro para, em seguida, dar atenção a outros tipos de demanda. E delegar algumas tarefas — aquelas que não possuem um nível tão estratégico, por exemplo — para um integrante mais qualificado da equipe é fundamental para permitir que o gerente direcione seu foco para assuntos mais relevantes.

E, por fim, o gestor também precisa levar em consideração o fator tempo na hora de suas escolhas, afinal, sempre existe algumas atividades fixas do dia a dia e que não podem ser deixadas de lado. Dizer sim e se envolver em vários projetos simultâneos só por empolgação ou para mostrar serviço pode ser mais uma ameaça do que uma oportunidade de fazer a diferença.