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Cuidados na hora de promover um profissional

Publicado por:
26 abr

03.111

A promoção para cargos de maior responsabilidade é uma estratégia utilizada no meio empresarial como uma prática de reconhecimento e motivação das equipes. Porém, para não cair na armadilha de promover um profissional equivocadamente e acabar colocando alguém que estava em um lugar de competência para uma posição de incompetência, é importante conhecer alguns cuidados que todo processo de promoção requer.

Quando opta por promover um integrante da equipe, o gestor precisa estar seguro da sua decisão, já que a partir do momento em que a mudança é feita, o desempenho do promovido passa a ser, também, responsabilidade dele. Isso porque, depois de promover um profissional, voltar atrás é complicado; colocá-lo de volta no cargo anterior quase nunca é uma opção. Na maioria das vezes, só existem duas alternativas: fazer dar certo ou desligar.

E para evitar o desconforto gerado por uma promoção equivocada e os custos trazidos por uma demissão desnecessária, o primeiro passo é checar o perfil do profissional que está sendo cotado para subir de cargo. Levante as suas qualidades, competências e seu potencial para identificar se ele atende às exigências necessárias para ocupar a oportunidade em questão. Em seguida, é preciso conversar abertamente com o profissional, dando visibilidade dos ganhos e riscos de assumir o novo desafio, e verificar se ser promovido e assumir as novas responsabilidades faz parte do projeto profissional dele.

E lembre-se: uma pessoa que será promovida nem sempre estará totalmente apta para exercer a nova função, e isso requer uma orientação e acompanhamento de perto por parte do gestor. Daí a importância de definir um planejamento com as ações necessárias para o desenvolvimento e capacitação do profissional.

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