Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Clareza é essencial no retorno das demandas

Publicado por:
12 abr

7 0estagio trainee1

Na rotina de trabalho, diante do volume de demandas e correria do dia a dia, não é incomum que algumas pessoas deixem “pontas soltas” em suas atividades ou não repassem as informações de forma amarrada. Porém, é preciso atentar que, quando não são formalizadas, as demandas correm o risco de se perder ou algum detalhe importante pode passar batido por esquecimento ou falta de alinhamento das expectativas, podendo colocar a imagem do profissional em risco.

Por isso, é essencial estabelecer na rotina de trabalho o ato de registrar, formalizar as solicitações, as decisões, os encaminhamentos e, sempre que necessário, dar retorno a quem demandou. Entretanto, muitas vezes, as pessoas acham que enviar um e-mail ou mensagem pelo WhatsApp resolve, mas é preciso ter atenção com esse hábito.

Não podemos negar que a tecnologia veio para facilitar e agilizar a comunicação, mas nem tudo é possível de se tratar através de mensagens e, quando mal utilizada, esse tipo de ferramenta pode até atrapalhar. Isso porque comunicar algo não significa apenas passar uma informação pra frente, mas sim conseguir transmitir a mensagem e ser entendido. E mensagens escritas podem dar margem para interpretações incorretas.

Por isso, se for necessário falar algo importante ou urgente por mensagens, é fundamental se certificar de que o outro recebeu e entendeu a informação de forma correta. Apenas enviar por um meio eletrônico qualquer não é garantia de que o problema seja resolvido. Então a dica é: as questões mais complexas, importantes ou urgentes devem, sempre que possível, ser tratadas diretamente com os envolvidos (pessoalmente ou por telefone), registradas e validadas.

Essa é uma responsabilidade que cabe a cada profissional, mas o gestor também tem um papel essencial nesta questão. É preciso que ele esteja sempre acompanhando as demandas da equipe de perto, comunicando com clareza os resultados esperados e cobrando quando necessário, para que o trabalho não siga desordenado e acabe deixando “pontas soltas”.

Comentários

Deixe o seu comentário